“Ar-condicionado solar” em desenvolvimento na Paraíba é o primeiro do Brasil
- midiadigitalufrn20
- 23 de set. de 2014
- 2 min de leitura
Por Ayhuma Amazona

Para nós já virou rotina reclamar do calor de Natal e de seu clima abafado, mas você já pensou que uma das soluções, para fugir do calor, seria utilizar um ar-condicionado movido a energia solar? Na Paraíba, pesquisadores do Laboratório de Energia Solar (LES) estão trabalhando na criação de um ar-condicionado movido a energia solar.
As vantagens do uso de modelos de ar-condicionados deste tipo podem ser contabilizadas em termos planetários. Antonio Pralon, um dos idealizadores desse projeto, comenta que “o uso disseminado de ar condicionado solar vai reduzir o consumo de eletricidade baseada no uso de combustíveis fósseis, reduzindo a quantidade de gás carbônico (CO2) liberado na atmosfera. Um projeto desse porte é importante para o desenvolvimento sustentável do nosso país, uma vez que a maioria dos espaços privados e públicos são climatizados.
Uma vez disponível no mercado, o retorno para os investidores beneficia diretamente a economia na conta de energia elétrica. Além é claro de se estar usando uma fonte de energia renovável e menos agressiva ao meio ambiente. O uso de energia solar para condicionamento de ambientes tem uma vantagem adicional que é criar um sumidouro de calor nos telhados, evitando que a radiação solar incidente aqueça as edificações, o que, por sua vez, demanda mais energia elétrica para produzir conforto ambiental.

Imagem de coletores solar na UFPB
Esse projeto é considerado pioneiro na América Latina. Os protótipos do LES estão em fase de testes, mas ainda não há uma previsão concreta de quando estarão operantes. Em parceria com o Instituto Francês do Frio Industrial de Paris está sendo elaborado o programa Carbono Zero para Edificações em Países de Clima Tropical que será coordenado pelo CEAR (Centro de Energias Alternativas e Renováveis) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abriga atualmente o LES.
Comments