top of page

Reciclagem: um novo ciclo

  • Foto do escritor: midiadigitalufrn20
    midiadigitalufrn20
  • 16 de out. de 2014
  • 2 min de leitura

Por Andreza Dantas

Atualmente, o mundo vive uma corrida contra o tempo para tentar salvar o meio ambiente da crescente poluição e o preservar para as gerações futuras, porém, a quantidade de lixo produzido pela população, no Brasil, está aumentando ao invés de diminuir. Em 2012, 62.730.096 toneladas de lixo foram gerados no Brasil, número que aumentou em cerca de 3 milhões de toneladas no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

O Estado do Rio Grande do Norte produziu, em 2012, aproximadamente 2.795 toneladas de lixo por dia, sendo que apenas 676 toneladas desse lixo tiveram uma destinação correta.

Lixo produzido no Brasil e no Rio Grande.jpg

Uma alternativa simples, para ajudar na preservação do meio ambiente, é a reciclagem, que segundo o tradicional dicionário Aurélio, é o ato de reciclar, ou seja, de passar por um novo ciclo. Na reciclagem certos materiais passam por um processo químico que os tornam aptos para serem reutilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos, esse processo é o que torna a reciclagem diferente do reaproveitamento.

Em Natal, existem algumas empresas e cooperativas que trabalham com reciclagem, entre elas está a Compel Canasse Reciclagem de Papel, que fica localizada no bairro das Quintas; a Natal Reciclagem, que fica localizada no bairro de Cidade da Esperança, trabalha com a coleta e destinação dos resíduos de outras empresas, com o descarte voluntário, onde a população pode descartar, voluntariamente, os resíduos no galpão da empresa, e com consultoria ambiental.

lixo.jpg

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis é um movimento social dos catadores que busca a valorização de sua profissão. O Movimento está presente em Natal desde 2004, quando houve a desativação do Lixão de Cidade Nova, e têm a administração compartilhada entre as cooperativas e a gestão pública, em especial pela URBANA.

Reciclar não é uma tarefa difícil, o primeiro passo é começar a separar o lixo reciclável do lixo orgânico, e depois entrar em contato com uma empresa de reciclagem ou cooperativa. Faça sua parte e ajude a preservar o meio ambiente.

 
 
 

Comments


Featured Review
Tag Cloud

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page