Suporte técnico da UFRN reaproveita resíduos eletroeletrônicos
- midiadigitalufrn20
- 16 de out. de 2014
- 1 min de leitura
Por Isadora Beatriz

Os resíduos eletroeletrônicos (REE) são computadores, televisores e celulares, dentre outros dispositivos que, geralmente, são descartados quando se tornam obsoletos. Mas será que é possível reaproveitar de algum modo esses equipamentos ou suas peças? O Suporte Técnico e Logística do Setor de aulas IV da UFRN mostra que sim!
Por perceber o constante desperdício de máquinas que não atendem mais aos desejos do professor, ou que estão apenas com essa ou aquela peça quebrada, os bolsistas, em torno de 10, junto aos funcionários iniciaram um trabalho de reaproveitamento das peças. Dessa forma, evitam-se desnecessárias novas aquisições, trabalhando a ideia de consumo consciente e reaproveitamento.
Hoje existem computadores de 2008, por exemplo, que ainda estão em pleno funcionamento. “Às vezes os professores querem uma máquina mais potente, em vez de jogarmos fora, nós a adaptamos, reutilizando peças, deixando-a mais rápida e potente”, explica Manoel Filho, um dos funcionários mais antigos do Suporte.
O suporte, atualmente, atende ao Centro de Tecnologia, o Laboratório de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Larhisa) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Manoel frisa que antes de devolver ao setor responsável pelo descarte definitivo, primeiro, esgotam-se todas as possibilidades de consertá-lo. “Um trabalho bem feito que preserve o meio ambiente e diminua os custos é o que fazemos”, completa.
Comments