Moda Verde pra que te quero: Por que ser ecologicamente correta é Trend?
- midiadigitalufrn20
- 19 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Por Maria Aparecida Borges Limeira
Já pensou em comprar uma peça de roupa e saber que você não está agredindo o meio ambiente? Pois é , a moda sustentável - ou também conhecida como Selo Verde - é mais comum do que se pensa. Diversas empresas estão investindo na moda sustentável e se dando bem com o reaproveitamento de peças ou produtos e os transformando em Fashion Trend da temporada.
Conversamos com a Engenheira têxtil Íris Oliveira para saber um pouco mais sobre o mercado de moda sustentável , os materiais mais comuns e a moda no RN . Íris,como gosta ser chamada, é professora do curso de Engenharia Têxtil da UFRN e do Pronatec.
Ela disse que a moda sustentável é imprescindível porque através do reaproveitamento de materiais sempre haverá material disponível para se utilizar nas coleções. "A moda sustentável é praticada para que possamos ter sempre recursos disponíveis na área de vestuário, através de reciclagens de fibras e utilização de fibras naturais vegetais e animais." , explica.
Sobre o Selo Verde , Íris destaca que ele é de fundamental importância para as empresas, porque isso significa que elas são amigas do meio ambiente."Quando uma empresa possui o selo verde ela declara para todos aqueles que compram os seus produtos que os mesmos são inócuos, ou seja, amigos da saúde e meio ambiente. ", acrescenta.
Íris Oliveira ainda disse que a moda sustentável no RN está engatinhando, entretanto, ela ainda precisa melhorar bastante . "Temos produção de fibras de sisal, coco, banana, por exemplo, que são sustentáveis para o nosso clima, sem falar no algodão que temos pouca produção no estado, mas que é uma fibra sustentável, já que se trata de uma fibra natural vegetal e a de maior produção nas tecelagens e malharias do RN." disse.
Para você que quer saber a diferença entre uma peça de roupa convencional e uma do selo verde , nossa engenheira têxtil alerta que isso não é possível através do toque e sim a partir da etiqueta . " A empresa envia o produto para o confeccionista e cabe a ele colocar ou não a etiqueta", destaca. Então vamos contribuir com o nosso ambiente e entrar na onda do selo verde também !!

Comments