top of page

PET: Uma história antiga

  • Foto do escritor: midiadigitalufrn20
    midiadigitalufrn20
  • 23 de out. de 2014
  • 2 min de leitura

Pet: Uma história antiga

Por Ana Clara Dantas

PET significa Politereftalato de Etileno. Esse composto químico é um polímero termoplástico, o que significa que quando aquecido pode ser derretido e reutilizado na fabricação de outros objetos. O PET foi criado pelos químicos britânicos Whinfield e Dickson na década de 1940 e passou a ser utilizado pela indústria de embalagens na década de 1970.

No comércio de refrigerantes, por exemplo, as garrafas de vidro foram substituídas pelas embalagens plásticas. E se as garrafas de vidro possibilitavam uma dinâmica de reutilização maior, as embalagens plásticas ainda trazem dúvidas sobre qual o descarte correto.

garrafa-pet (1).jpg

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET, com base em dados de 2012, o Brasil recicla 59% de PET. É uma das maiores médias do mundo, superando inclusive os Estados Unidos. O setor têxtil é o principal consumidor de PET reclicado, seguido pela indústria de embalagens.

Coleta seletiva é a solução para a reciclagem

Atualmente o nosso país dispões de uma rede de empresas recicladoras comprometidas com a sustentabilidade. O problema é que muitas vezes, essas empresas não dispõem de embalagens pós-consumo para reciclar. Um problema que recai sobre um passo fundamental para o reaproveitamento: a coleta seletiva.

É a coleta seletiva que permite que os plásticos sejam entregues as empresas de reciclagem de forma segura e sem contaminações. De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), apenas 17% dos municípios brasileiros utiliza a coleta seletiva.

O índice é baixo, mas vale lembrar que após a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, houve um aumento de mais de 109%. O levantamento ainda detalha que 80% das cidades brasileiras usam a coleta porta-a-porta, 45% empregam os Postos de Entrega Voluntária, e 76% das cidades contratam cooperativas de catadores para complementar o serviço.

Por ser um material relativamente novo, o plástico leva muito tempo para se decompor. Uma garrafa PET leva em média 200 anos para desaparecer. Isso acontece porque os organismos que decompõem os materiais ainda não desenvolveram formas de degradação para os plásticos, o que pode levar milhões de anos para acontecer.

 
 
 

Comentarios


Featured Review
Tag Cloud

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page