Tratamento de água da UFRN: Saiba mais
- midiadigitalufrn20
- 23 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Por Henrique Rangel

Você que utiliza as torneiras e os bebedouros do campus da UFRN, nunca se questionou sobre a qualidade da água fornecida? Se ela é bem tratada, se é adequada para o consumo? Segundo a portaria N° 518/04 do Ministério da Saúde, toda a água utilizada para consumo humano deve estar de acordo com os padrões de potabilidade, e submetidos a um monitoramento de qualidade, mas como será que funciona o controle da qualidade da água na Universidade? De onde vem essa substância e quem a fornece?
A análise da água é realizada pela Superintendência de Infra-estrutura da UFRN, através de um programa próprio de monitoramento de qualidade, que indica se o abastecimento não oferece riscos a nossa saúde. As análises ocorrem todos os meses, á exceção ocorre quando a amostra coletada indica algum foco de contaminação evidente ou quando solicitada á coleta. Existem 103 pontos de coleta na Universidade, sendo 61 no Campus central. A partir das informações obtidas pelas análises eles realizam os devidos procedimentos para coibir qualquer anormalidade referente à qualidade da água.
Já água captada para o abastecimento é proveniente de um manancial subterrâneo, retirada por meio de seis poços artesianos com vazões de 16 a 30 m³/h. Como a água captada possui boa qualidade não é necessário submetê-la á nenhum tipo de tratamento, Assim utiliza-se apenas o auxílio de cloro para desinfectar possíveis agentes bactericidas que causem doenças. O volume de água é distribuído em quatro reservatórios principais e em outros quatro secundários assentados nos setores de água, para auxiliar no estocamento e na pressão para o abastecimento. A CAERN informou que o abastecimento do campus é realizado por um sistema independente da própria Universidade, com exceção do Restaurante Universitário feita pela própria companhia.
Comments