A coleta de livros do gari-escritor
- midiadigitalufrn20
- 30 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Por Kátia Azevêdo
O gari Luiz Pereira da Silva nasceu em Natal-RN, há 48 anos, tem 3 filhos e já é vovô de um netinho. Desde pequeno, gostava de ler e escrever. Estudou em colégios públicos como Alberto Torres, Augusto Severo (onde atualmente guarda o material de varrição) e Atheneu, onde concluiu o curso médio em 1985. Em 2002 passou no vestibular para o Curso de Bacharel em História-UFRN, onde concluiu em 2005. Atualmente, Luiz cursa Ciências Sociais na UFRN.

Por estar desempregado e sem perspectivas na área da Educação, Luiz Pereira resolveu prestar concurso para gari da Urbana em 2007. Foi aprovado e encaminhado para a coleta do lixo de rua. Completa esse ano sete anos de empresa. Como gostava muito de ler, resolveu escrever um livro falando exatamente dos mesmos que eram presença obrigatória em sua pequena biblioteca, montada com alguns livros encontrados também durante a varrição.
Adotou o pseudônimo de “Chumbo Pinheiro”, virou poeta e articulista. Seu primeiro livro foi “A Tua Mão” (poesias), além de participar de antologias da SPVA e Poemas de Amor – essa publicada em São José do Rio Preto-SP. Também é co-autor em obra de Nei Leandro de Castro “50 Anos de Atividades Literárias”, possuindo textos publicados em vários blogs como: “101 Livros do RN (que você precisa ler)”.

Seu livro, “Alguns Livros Potiguares”, é uma coletânea de textos em forma de resenhas sobre autores nascidos ou não no RN, mas que produziram literatura no Estado. O dia do lançamento foi concorrido na Academia Norteriograndense de Letras, situada bem pertinho onde todos os dias ele guarda seu material na Escola Augusto Severo, rua Mipibu. Todos os colegas garis estavam presentes, orgulhosos em ter um amigo escritor. Atualmente, Luiz pode ser encontrado fazendo a varrição e coleta de lixo pelas ruas do Centro de Natal, precisamente, na rua João Pessoa.
Comentários