top of page

Dez meses após o novo sistema de coleta de resíduos domésticos de Cantão ter sido implantado, preocu

  • Foto do escritor: midiadigitalufrn20
    midiadigitalufrn20
  • 30 de out. de 2014
  • 2 min de leitura

Por Cláudia

Em alguns distritos de Cantão implementa o novo sistema de coleta de resíduo doméstico há quase 10 meses. Se o sistema corre bem? Administrado pelo Comitê de Gestão da Cidade, o sistema de coleta dispõe aos habitantes a saparação correta dos resíduos em dois tipos: resíduos de cozinha e outros resíduos. Cada resíduo recebe um saco de lixo específico. Na comunidade há dois tipos de lixeiras que são correspondentes aos sacos de lixos. Os trabalhadores coletam os resíduos três vezes por dia no determinado horário e os separam de novo para verificar se os resíduos são separados corretamente. Em cada mês, cada família terá trinta sacos para resíduos de cozinha e trinta para outros resíduos. O saco de lixo é biodegradável e pode ser decomposto totalmente em dióxido de carbono e água em 20 dias. Além disso, o saco é colado ao nome da comunidade e ao número do apartamento, o que facilita os reguladores para descobrir qual família não sapara corretamente os resíduos. Os reguladores servem para educar os habitantes como separam os resíduos. Durante o piloto, cada família terá sessenta sacos de lixo gratuitos e paga quinze yuan cada mês como taxa de lixo. No entanto, quando a época do piloto termina, em vez da taxa fixa, cada família tem de comprar os sacos em lugar designado e a taxa depende do número de sacos e do lixo produzido.

saco de lixo.jpg

saco de lixo

Segundo uma pesquisa realizada no meio de 2013, época antes da implementação do sistema, o que diz respeito à atitude da regra das taxas que serão conforme o número de sacos e do lixo, é surpreendido descobrir que apenas 61% dos entrevistados concordam o sistema. No entanto, há o aumento de 6% em comparação a 1998. A maioria dos entrevistados que não concordam são donas de casa ou pessoas com baixo salário, achando que isso vai aumentar a carga financeira. Depois da realização do sistema, os habitantes são mais conscientes. Quanto a dificuldade da separação de resíduo, uma idosa disse que apesar de ser difícil, mas estava habituando.

No que diz respeita às preocupações, os responsáveis disseram que ainda havia algumas famílias que tinham conflito, recusando pagar as taxas nem separar os resíduos. Além disso, muita gente tem preocupação da proteção da privacidade, e questiona como evita que habitantes deixem sacos sem as informações solicitadas.

Mesmo que haja problemas a serem resolvidos, já tem melhoria. A consciência ambiental dos habitantes é significativamente melhorada e há cada vez mais habitantes que estão a favor do sistema. De acordo com a notícia publicada pelo Comitê de Gestão, da implementação ao final de março deste ano, todos os habitantes sabem o sistema, e 78% habitantes em média participam. Apesar de ser 69% precisão da separação em média, já fica melhor que a no início. Os responsáveis dizem que, no futuro, o governo intensificará os esforços de publicidade, comunicará com os que não concordam para mudar atitude deles e terá recompensa para incentivar os habitantes.

diagrama claudia corrigido.jpg

 
 
 

Comments


Featured Review
Tag Cloud

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page