Onde jogo fora meu aparelho quebrado?
- midiadigitalufrn20
- 3 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Por Jana Maia
Quase sempre não sabemos como proceder dentro de nossas casas quando aparelhos eletrodomésticos, eletrônicos ou lâmpadas perdem seu uso. Podemos jogar no lixo comum? A resposta é sempre não. Aparelhos como TVs, celulares e pilhas possuem metais pesados, como mercúrio, chumbo e cádmio, que em contato com os seres vivos podem causar demência, alterações genéticas, câncer, dentre outros males. Lâmpadas fluorescentes, por exemplo, possuem mercúrio, que em alta concentração também podem acarretar sérios problemas (principalmente quando inalado).
De acordo com a ONU (relatório 2010), o lixo eletrônico cresce a uma taxa de 40 milhões de toneladas por ano no mundo e muitos resíduos poderiam ser reciclados, mas vão parar em aterros e lixões, propagando doenças. A dona de casa Palmira Maia (73) revelou que sempre coloca esses materiais no geral dentro de sacos e caixas, deixando na rua para catadores levarem, pois a Urbana não recolhe e ela não sabe onde poderia jogar fora. Já a funcionária pública Soraya Cardoso (51) sempre descarta os materiais na sua agencia do banco Santander, na Cidade Alta, lá eles tem lixeiras para pilhas, lâmpadas e outros, que ela achou quando frequentava o banco ocasionalmente. O estudante Felipe Lopes (24) sempre faz seu descarte no supermercado Nordestão da Avenida Prudente de Morais, mas confessa já ter ficado com muitos eletrônicos quebrados por não saber onde jogar fora.
A melhor opção, para o tão pouco conhecido e tão pouco divulgado costume de descartar metais pesados e eletrônicos é pesquisar. Lâmpadas tem que passar por processos especializados de retirada dos metais, por isso só devem ser jogadas em lixeiras próprias para seu descarte, que são recolhidas por empresas que realizam esse trabalho. Já eletrônicos, é aconselhado pela própria Urbana a ser devolvido nas lojas de compra ou entregue em autorizadas da marca, existindo também a possibilidade de ser entregue em ONGs de reciclagem, associação de catadores ou empresas que trabalhem com reciclagem.
Entretanto, muitas questões continuam na cabeça da sociedade que consome cada vez mais, por isso portais como o www.ecycle.com.br traz o menu “Onde Descartar”, que vem ajudando muitas pessoas a acharem postos de reciclagem de vários produtos em suas cidades do Brasil e empresas como a Dell se responsabilizam pela reciclagem de seus produtos no portal www.dell.com/recycling. Uma luz no fim do túnel para um hábito ainda sem leis.

Comments