Sustentabilidade inovada em programas socioambientais de Ação Extensionista
- midiadigitalufrn20
- 17 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Por Adriana Macedo

Os Programas de Fortalecimento da Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos (Focap Resol) e de Produção e Consumo Sustentável, do grupo de pesquisa e extensão em Sustentabilidade – SustentAção, nasceu ao final de 2013 a partir da união de professores, técnicos de nível superior e discentes de diversos setores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que estudam e trabalham desde 2010 a temática da sustentabilidade.
Marjorie da Fonseca e Silva Medeiros (engenheira civil da UFRN, também Arquiteta e urbanista, especialista em educação ambiental e mestre em educação pela UFRN), vice-coordenadora do programa de extensão universitária produção e consumo sustentável: edificação sustentável como espaço de educação ambiental, integrante do grupo de pesquisa e extensão em Sustentabilidade- SustentAção, esclarece, em entrevista, as ações inovadoras do projeto.
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de resíduos sólidos urbanos de Natal foi criado o Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos: Apoio à Implementação de Sistemas de Coleta e Reciclagem de Resíduos de Natal (Focap Resol.). É efetuado a partir do aumento da oferta de materiais recicláveis para as cooperativas de catadores pela educação socioambiental e assessoria a projetos de segregação e destinação solidária de resíduos recicláveis em condomínios residenciais e escolas públicas, mobilização e sensibilização da população em espaços públicos; além do desenvolvimento de ações educativas para a promoção e proteção à saúde dos catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas.
Já a Produção e Consumo Sustentável: Edificação Sustentável como Espaço de Educação Ambiental (construir sem destruir) visa proporcionar aos participantes uma visão global do conceito de sustentabilidade, por meio de diversas temáticas multidisciplinares relacionadas à sustentabilidade das cidades, oferecendo aos mesmos os instrumentos necessários para que sejam capazes de desenvolver atividades sustentáveis na área da construção civil, reaproveitamento de materiais, gestão e educação ambiental; de maneira reflexiva e crítica, atuando de forma objetiva e sistêmica na busca de soluções para questões socioambientais locais.
Equipe multidisciplinar atua conjuntamente em ação extensionista universitária
Profissionais e alunos dos cursos de engenharia civil, elétrica, de produção, de materiais e ambiental; de arquitetura e urbanismo, física, ciências biológicas, ecologia, biblioteconomia, comunicação social, Ciência e Tecnologia atuam nos dois programas. As ações desenvolvidas possibilitam a pesquisa e ensino para os estudantes dos cursos envolvidos. De acordo com a vice-coordenadora, o projeto possibilita um grande aprendizado. “Também é oportunidade de atuação prática, distintas daquelas de sala de aula, o que possibilita a compreensão do caráter social de sua atuação, oferecendo aos educandos uma cultura que lhes possibilita, nas palavras do filósofo e educador francês Edgar Morin “articular, religar, contextualizar, situar-se num contexto e, se possível, globalizar, reunir os conhecimentos que adquiriram.”
Oficinas e minicursos implementam o trabalho de formação socioambiental
Os projetos desenvolvidos desde 2011 possibilitaram a realização de cursos, minicursos e oficinas; organização de eventos, como mesas redondas, palestras, seminários, encontros; exibição de vídeos e filmes com temática socioambiental; exposição de ecoprodutos e ecodesign e visitas técnicas, encontros semanais de formação socioambiental, dentre outras. Tais atividades tiveram como público: catadores de materiais recicláveis, professores e alunos de escolas públicas, comunidade acadêmica e sociedade em geral.

コメント