Cinco hábitos podem ajudar a coleta a seletiva de sua cidade
- Alexandra Ferreira, Francisca Luana
- 15 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Um pensamento sustentável, a implantação da reciclagem e da coleta seletiva do lixo são assuntos que deveriam ser levados a sério e transformados em hábitos de todas as cidades do país, concorda?
Pois é, no Rio Grande do Norte, Natal tem sido modelo nessa questão para os outros municípios. Graças ao sistema de Coleta Seletiva instalado desde 2004 na cidade, e que pode ser melhorado com algumas medidas tomadas em casa.

A medida vem transformando e gerando benefícios não só para cidade e o meio ambiente. Mas também tem colaborado com a melhoria de vida de diversas famílias, que vêem no lixo a alternativa para melhorar a renda.
Os catadores, sejam independentes ou unidos em Cooperativas, fazem a separação dos materiais de tudo que pode ser reutilizado. No entanto, segundo dados da Prefeitura do Natal, o total do lixo reciclado ainda é bastante pequeno em comparação as quantia de toneladas de resíduos produzidos na capital.
Isso acontece, sobretudo, em razão da pouca capacidade e suporte que as cooperativas e associações que realizam a coleta seletiva detêm. Logo, materiais colocados em lugares errados, atrapalham a vida dos catadores.
Veja no infográfico abaixo o percurso do lixo quando se realiza coleta seletiva.

Medidas simples adotadas em sua casa podem ajudar a melhorar a Coleta Seletiva e o meio ambiente. Entenda como:
1. SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLADO DO NÃO RECICLADO
Crie o hábito de dividir os lixos orgânicos e secos. Essa tarefa é fácil, basta armazenamos o lixo em dois lugares diferentes: em uma local vamos colocar os resíduos orgânicos (que não são reciclados), em outro os materiais reciclados (descartáveis, papelões, vidros, entre outros).
2. APRIMORE A SEPARAÇÃO
As lixeiras são fundamentais nessa tarefa. Você já deve ter visto, em alguns lugares, aquelas lixeiras separadas por cores, cada qual, com um tipo de material específico. Em casa podemos reproduzir a mesma ideia. Separe em locais distintos cada tipo de lixo: papel, vidro, plástico e metal.
3. LAVE EMBALAGENS TRETAPACK
A lavagem de embalagens como e lata, alumínio, PET, plástico e vidro, envitam a disseminação de insetos e ajudam na conservação do material até a passagem da Coleta em sua casa.
4. PREPARE O MATERIAL
Amassar as garrafas pets e latinhas, bem como tampá-las facilita a armazenagem e o transporte. Quando o material for jornais, revistas e papel em geral, é importante rasgar o papel em pedaços e empilhá-los, ao invés de amassá-los, assim haverá economia de espaço
5. ENTREGUE O QUE FOI ARMAZENADO
Você pode realizar a entrega do material armazenado para coleta seletiva de duas maneiras. Um delas é a partir da passagem do caminhão coletor em sua rua. Repare os dias em que ele passa no horário e faça a entrega do material. Também pode ser combinado com alguma Associação de Catadores ou Cooperativas, dias e horários para a passagem em sua casa para recolhimento do lixo.
Comments