top of page

Você conhece o processo de coleta e reciclagem do lixo no Parque das Dunas?

  • Fernanda Oliveira, Lígia Galvão
  • 15 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

Popularmente conhecido como ''Bosque dos namorados'', o Parque das Dunas é o maior parque urbano sobre dunas do Brasil com cerca de 1.172 hectares. Criado em 1977 e reconhecido pela Unesco como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, atualmente preserva 180 espécies de animais (entre mamíferos, répteis, aveis e invertebrados) e a flora possui mais de 270 espécies arboreas. No entanto, um parque que recebe uma média de 150.000 visitantes por ano teria cuidado com o lixo produzido e seu destino? Com diversos lixeiros feitos de resina espalhados por todos os lados do parque indicando os nomes ''papel'', ''metal'', ''plástico'' e ''vidro'', o Parque das Dunas tenta conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem além de utilizar em alguns locais materiais como pneu como balanço para crianças, e latas grandes de metal, que são utilizadas como jarros para plantas. No único restaurante do bosque, Gosto Natural, a dona afirma que há sim uma separação do material orgânico produzido lá, no entanto, isso é feito por consciência própria dos donos, pois é algo que os diretores do parque não orientam sobre.

DSC01582.JPG

Além das 4 lixeiras direcionadas a separação dos materiais, também há diversas outras na cor cinza destinada ao lixo orgânico. No entanto, Jobson, que trabalha como SG no parque, diz que muitas pessoas ainda jogam lixo no chão mesmo com o grande número de lixeiras espalhadas pelo parque. Ele também diz que há coleta seletiva sim, os materiais são todos separados, e garrafas PET e materiais de plástico são vendidos para ''pessoas que trabalham com reciclagem'', no final, o resto do material recolhido é levado pela Urbana e a partir daí o Parque das Dunas não tem controle sobre como é feita a separação e reciclagem.

DSC01590.JPG

Já a dona Luzinete, artesã, viu um outro destino para as garrafas pet que não estão mais sendo utilizadas. Apesar de não trabalhar com as que são encontradas no parque, ''recebo materiais de amigos que conhecem meu trabalho'' comentou, ela faz trabalhos artesanais com o plástico como mesinhas e cadeiras que são utilizadas como decoração ou para diversão das crianças. Por trabalhar com material renovável, ela diz ter consciência sobre a separação do lixo e o faz em sua residência pois acredita que existe potencial em coisas que outras pessoas enxergam apenas como lixo. E você, já fez sua coleta seletiva hoje?

diagrama.png


 
 
 

Comments


Featured Review
Tag Cloud

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page