top of page

Conheça 3 dicas de como separar seu lixo doméstico e fazer coleta seletiva

  • Aura Mazda, Louzianne Neves e Luzia Cavalcanti
  • 16 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

Em Natal, as cooperativas de reciclagem passam uma vez por semana nas residências recolhendo o material reservado para a reciclagem




Todos os dias produzimos toneladas de lixo que vão para as ruas, lixões e aterros sanitários. Para ter ideia, só no Brasil são lançados 240 mil toneladas de resíduos diariamente. Você sabia que mesmo sem sair de casa pode ajudar minimizar este problema? Pequenas ações do dia a dia podem fazer grande diferença, a começar pela coleta seletiva.

Lixo em Natal.jpg

A coleta seletiva e a reciclagem são umas das mais eficientes alternativas para atenuar a degradação do meio ambiente. Baseada no reaproveitamento dos materiais que antes iriam para o lixo, a coleta consiste na separação do lixo que pode ser reutilizado do que não tem mais possibilidade de uso, direcionando o primeiro material para a reciclagem.


Assim, o problema do lixo se transforma em solução econômica e social, visto a quantidade de empregos que as cooperativas de reciclagem podem agregar. Apesar de todos os benefícios expostos, dados do IBGE revelam que somente 22 milhões de brasileiros têm acesso aos programas municipais de coleta seletiva, o que representa 18% da população do país.


Em Natal, o programa de coleta seletiva é mantido sob observação da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) e o controle é compartilhado entre gestor público e cooperativas. As cooperativas detém o controle dos trechos e a independência operacional de coleta, transporte e triagem do lixo. Atualmente, os galpões de triagem estão cedidos às duas cooperativas que realizam a coleta por zonas. Assim, uma vez por semana os catadores credenciados realizam o recolhimento do lixo separado nas residências que fazem a separação.

Você deve estar se perguntando como pode contribuir com essa situação, não é mesmo?


Para que tudo isso seja possível é preciso que todos participem colaborando com o programa de coleta seletiva. Com ações simples e diárias podemos contribuir para melhorar nossa cidade. De acordo com a aposentada Josefa Ferreira, que faz coleta seletiva há 5 anos em sua casa, a sensação é de dever cumprido. “Me sinto muito feliz por contribuir com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas na minha cidade”.


Que tal fazer como Dona Josefa e começar a separação do lixo na sua casa? Isso mesmo, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico e posteriormente entregues às cooperativas de coleta seletiva. Para ajudar sua família a reorganizar a maneira de acondicionar o lixo elaboramos algumas dicas:


1 - Separe dois tambores, um para lixo orgânico (molhado) e um para lixo inorgânico (seco) e etiquete cada um deles. Se preferir, além da etiqueta os lixeiros podem ser de cores diferentes. Isso facilitará muito no momento de dividir o lixo, principalmente quando os moradores da casa não tem familiaridade com a coleta seletiva e ainda sentem dúvidas para definir a qual grupo cada produto pertence;

Coleta.jpg

2 – Elabore uma lista com os produtos direcionados ao lixo orgânico e ao inorgânico e cole próximo aos cestos. Com isso, você ajudará as pessoas a não errarem o recipiente.


3 – Lave depósitos de iogurte, caixas de leite, sachês de molhos e outros produtos que deixam resquícios nas embalagens, pois alguns desses itens ao serem jogados fora, com o passar dos dias, podem exalar mal cheiro. Você também pode retirar o líquido restante em cada garrafa ou lata que for descartar, isso ajudará na higienização do lixeiro;


Reciclável X Não Reciclável


Para reciclar um material é necessário que haja um processo de seleção prévia, isto é, a separação do lixo que pode ser reaproveitado daquele que não tem mais serventia. A separação no lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. Veja quais produtos são aproveitados ou não na reciclagem

Untitled Infographic (3).png


 
 
 

Comentários


Featured Review
Tag Cloud

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page