Fotógrafo Natalense cria projeto de reciclagem para canteiros da cidade
- Rejilânia Bezerra e José Antônio Segundo
- 16 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
O fotográfo natalense D´Luca criou o projeto de reciclagem há 15 anos e hoje é conhecido também por assinar suas peças recicladas espalhadas pelos canteiros da cidade.
O idealizador do projeto de Reciclagem Canteiro Mensagem é o fotógrafo Natalense Luis Carlos de Oliveira Filho, 54 anos, conhecido como D´luca. Em entrevista por telefone ele conta que iniciou o projeto de reciclagem em 1997 quando teve um sonho com uma criança negra em uma favela. Na época morava no bairro de Cidade Satélite e no dia seguinte, na madrugada, com uma pá, uma inchada e um pote de tinta verde, saiu catando pneus e outros objetos nas imediações do semáforo da BR101 que hoje fica em frente ao retorno para a Avenida Maria Lacerda. Então pintou alguns pneus e decorou alguns dos canteiros.
D´Luca fala explica que seu trabalho de reciclagem é completamente intuitivo, sem planejamento estético pré-definido. Um dos mais interessantes é uma bike quebrada que ele ganhou. Então resolveu homenagear os ciclistas, em especial um amigo próximo ciclista que morreu atropelado.

Para os turistas, ao entrarem na cidade, vendo o colorido nos canteiros e ao perceberem que se trata de lixo reciclado, causa simpatia pela cidade, como passa também a cativar pela consciência ambiental, demonstrando que o natalense valoriza atitudes sustentáveis.
Os pneus são colocados e dispostos de forma criativa e colorida tanto nos canteiros da BR101 como também nas avenidas Maria Lacerda e Abel Cabral. Em um dos canteiros algo bem curioso chama muito atenção dos passantes que ali caminham: são os inusitados jarros de plantas. Uma fila com quatro vasos sanitários, pintados de azul, verde e branco, com plantas ornamentando e dando utilidade ao que antes iria ficar jogado em terrenos baldios por muitos anos.
A ideia de tornar um vaso sanitário em jarro de plantas, por sinal um vaso, ou melhor - um jarro muito simpático, logo nos faz fazer um paralelo genial: não importa o que esse objeto foi, hoje ele carrega plantas e embeleza a avenida com uma mensagem de amor a natureza.
D`Luca diz que tem dificuldade em armazenar os pneus, a bicicleta quebrada, calotas de carro, garrafas pets, entre outros, porque seus vizinhos de apartamento não gostavam. E você pode pensar: mas são lixos espalhados! São sim lixos espalhados. Mas não é qualquer lixo, são objetos que serão reciclados, pintados e ornamentados por D´luca com o intuito de colorir a paisagem urbana e deixar a mensagem da reciclagem para uma sociedade mais limpa e mais bonita.

D´luca se sente muito orgulhoso do seu trabalho porque senti o carinho das pessoas quando alguém fala com ele sobre a reciclagem, os elogios, fala que se sente também fazendo algo especial pelas pessoas, como para os usuários de drogas que o abordam na rua e pedem para ajudar. Se sente agradecido pelas pessoas que passam e deixam mais objetos para serem reciclados.
Recentemente chegado de viagem, ao visitar um de seus canteiros, encontrou três vasos sanitários de uma doação. E o que mais o impressiona é aceitação do projeto Canteiro Mensagem por parte da população, porque dificilmente encontra suas peças danificadas ou retiradas do local.
Sobre a visibilidade como fotografo, D`Luca diz que muitas pessoas não associam o trabalho dele com a reciclagem à fotografia que é seu trabalho oficial, e muitos imaginam que quem realiza o projeto se trata de um morador de rua, por exemplo.
Ele lamenta por não haver incentivo público, mas não se importa, pois os maiores de todos os incentivos vêm das mensagens de amor que ele transmite através do colorido das suas reciclagens e do carinho das pessoas.
Ele pretende, futuramente, reavivar mais o projeto, então irá fazer uma campanha para arrecadar tintas, pois deseja ampliar o projeto. Bom, então, quem deseja descartar pneus, bicicletas, vasos sanitários, ou doar tintas, pode procurar pelo D´luca em suas redes sociais ou entrar em contato pelo seu blog Diário D´luca e fazer sua doação. Assim estará ajudando o projeto Canteiro Mensagem, único no estado, e ajudando também o meio ambiente com a conscientização ambiental através da reciclagem.
Comentários