Vai comprar eletrônicos novos e não sabe o que fazer com os antigos? Nós separamos 5 dicas para você
- midiadigitalufrn20
- 16 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Descubra o destino correto do seu computador ou dos smartphones. O Lixo eletrônico, ou e-Lixo, é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos de tecnologia
Se você é o tipo de pessoa que gosta de acompanhar os avanços da tecnologia, já deve ter percebido que passamos cada vez menos com nossos computadores e celulares. O "tempo de vida" dos equipamentos diminuiu, porque somos convidados a consumir modelos mais modernos, que são lançados ano a ano. Mas, o que fazer com a sucata eletrônica — monitores, teclados, mouses, placas, transistores, baterias — ao comprar novos produtos?
Quando observamos os computadores, os celulares e outros eletrônicos, não conseguimos ter ideia da diversidade de materiais compõem esses equipamentos. O mais grave é que por falta de instrução, muitas pessoas não sabem o que fazer com esses objetos quando eles estão danificados ou são substituídos por novos. Se o e-Lixo acaba parando junto ao lixo comum (orgânicos, plástico, papel, etc), suas substâncias tóxicas podem fazer mal ao ambiente, contaminar a água do subsolo, o próprio solo e até a atmosfera quando queimados.
Ainda não existem políticas públicas suficientes para conscientizar a população a respeito do destino correto para esses materiais. Em Natal, algumas ações são desenvolvidas pela prefeitura municipal em parceria com outros órgãos públicos e empresas privadas, mas são temporárias e muitas vezes acontecem apenas em semanas de conscientização ambiental. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você a dar um destino ecologicamente correto aos seus eletrônicos e ainda pode ajudar quem não tem condições de comprar equipamentos novos, como você.
1- Destinação correta Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados. Existem empresas, cooperativas, e até mesmo instituições públicas, que fazem o encaminhamento dos materiais eletrônicos para o destino adequado. A UFRN é uma delas, você pode deixar o seu computador fora de uso no Suporte Técnico, que fica na Sala E2 do Setor IV.

2- Logística Reversa Você pode devolver as baterias e celulares às empresas de telefonia que você comprou. Essa prática é conhecida como logística reversa. Os resíduos serão descartados de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
3- Faça uma doação Tecnologia costuma ser muito cara e nem todo mundo pode pagar. Caso o equipamento ainda esteja em condições de uso, você pode doá-lo a um amigo, ou a instituições socio-educativas. Muitas delas atuam na área de inclusão digital. Assim você não polui a natureza e ajuda a quem precisa.

4- Venda o seu aparelho antigo na internet Caso o seu computador ainda funcione, ou tenha peças ainda em condições de uso, você pode tentar fazer negócio na internet. Existem diversos sites de venda onlines - OLX, Bom Negócio, Mercado Livre - onde você pode ofertar seu equipamento e vendê-lo de forma prática e segura.
5- Não compre outro, conserte Muitas vezes os equipamentos eletrônicos deixam de funcionar porque uma peça não serve mais. Leve até uma assistência técnica e veja se é possível substitui-lo. Além de não produzir mais e-Lixo, a alternativa pode ser ainda mais econômica.
Pronto, agora e só lembrar sempre:

Comentarios